segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Projeto PIP da Escola Estadual Padre Sinval Laurentino de Medeiros inova desenvolvendo a LEITURA E O LETRAMENTO de forma interdisciplinar

A leitura pode ser metaforicamente classificada como os “olhos do mundo”, capazes de enxergar algo que antes estava censurado pela ignorância intelectual. Desta visão nasce o crítico, o político, o solidário, o justo, o religioso, o evangelizador enfim, nasce e nunca morre. Talvez a leitura seja de fato a principal arma contra as injustiças que o mundo impõe, que ao contrário de matar, salva muitas vidas da alienação e da subordinação”.
 Prof. Emanuel Vieira Martins
                     Quando se pensa em leitura o que se vem na cabeça? Com certeza a maioria das respostas devam ser os LIVROS, realmente os livros carregam consigo uma vasta galeria tais como: Romances, poesias, regras, leis, biografias, cada uma com relatos pertinentes dentro de seus contextos. Porém, a Escola Estadual Padre Sinval Laurentino de Medeiros localizada na cidade de Tenente Laurentino Cruz – RN , na Microrregião da Serra de Santana, desenvolve através do Projeto de inovação pedagógica (PIP), que é uma iniciativa do governo no estado do Rio Grande do Norte em parceria com o Banco Mundial, uma metodologia inovadora de ensino voltada na interdisciplinaridade do tema: Leitura e Letramento.
                  A referida escola como já exposto investe neste ano de 2017, em uma perspectiva interdisciplinar da leitura. Mas o que isso representa? Na verdade a “ Padre Sinval ” entende que a leitura está em toda parte, e que se pode estar em contato com ela a todo instante e em qualquer lugar, onde nem sempre o livro será o palco principal. Sendo assim, direciona-se o estudo do tema em diferentes áreas, e sempre com o caráter informal, característico do aprender significativo que envolve e motiva. Neste contexto se explora a leitura no esporte, na música, na dança, no teatro, nas tecnologias digitais, nas experiências laboratoriais, nas viagens, nos jogos, nos filmes, na rádio, no cordel e claro que apesar das faces variadas o intuito é que tudo culmine no incentivo a leitura de livros, haja vista que é sem dúvidas a principal ferramenta proporcionadora da viagem do aprender.
                  Para o desenvolvimento da leitura nas áreas acima, a escola planejou de forma criteriosa a realização de subprojetos que envolvessem cada uma.
                  Agora falando dos alunos da escola, percebe-se a cada dia mais envolvimento e motivação, neste momento há uma aceitação maciça nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvedores da capacidade leitora por meio da interdisciplinaridade. Uma nova realidade está amadurecendo na “Padre Sinval”, muito por causa do PIP, realmente a escola está aproveitando de forma concisa e serena a oportunidade de está melhorando sua capacidade de construir o conhecimento.
                  É pertinente destacar o empenho dos gestores, coordenadores, professores e funcionários, que estão  sempre presentes dispostos a colaborar e viabilizar o desenvolvimento das atividades do PIP. Em especial enaltecer a dedicação e o grande comprometimento do corpo docente, que são os principais atores neste projeto.

          Algumas atividades realizadas pela “ padre Sinval “por intermédio do PIP 
Chá literário / Revitalização da biblioteca /  Atualização de acervo / incentivo a leitura e letramento
Momento das aulas do curso de informática com a coordenadora Tatyane Azevêdo
Viagem de estudo / Visita a “ Mina Brejuí “ localizada em Currais Novos – RN / Presença do gestor Gilvan Lopes 
A leitura e letramento do século XXI / Formação de alunos em um curso básico de informática oferecido pela escola e ministrado pela competente coordenadora pedagógica Tatyane Azevêdo. 
O PIP ajudou a realizar um dos maiores sonhos dos alunos, formar um banda denominada PS BIG BAND ou Grande banda da “ Padre Sinval “ .
Além disso, a música neste ano de 2017 foi utilizada como ferramenta de aprendizado, percebeu-se o quanto o aluno é estimulado e capaz de desenvolver suas competências leitoras, de escrita e interpretação através do exercício desta arte milenar. 

Apresentação teatral– Valorização do teatro como ferramenta composta por inúmeras competências relacionadas a leitura e o letramento/ O teatro possibilita ao aluno um contato direto com textos e um exercício de interpretação e expressividade. 

Oficina de cordéis 

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