quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

PIP em ação: refletindo, aprendendo e vivendo a Arte

A Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia, estimulada pela metodologia do Projeto de Inovação Pedagógica PIP, realizou no dia 02 de dezembro o seu Festival de Arte Inovar para Transformar. O evento contou com a participação de toda a escola, transformando os espaços da instituição em verdadeiros cenários de construção linguística, corporal, ética e estética. O Festival de Artes da EEJVRM foi organizado em dois tipos apresentações: Espetáculos de palco: apresentando músicas, danças, anedotas, poesia, paródias e canto coral (cantado em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa). E exposições artísticas: painéis literários; exposição de xilogravuras (resultado das oficinas realizadas); exposição de peças antigas; cordéis clássicos de cordelistas renomados e cordéis produzidos pelos alunos; releitura de obras de artistas famosos (telas de Romero Brito), anedotas, pinturas em tecido feitas pelos alunos; contos de fada refletidos e analisados em diferentes contextos, como foi o caso das produções de autoria do 6º ano A: “Chapeuzinho vermelho inspirando outras chapeuzinhos”.  A feira contribuiu de maneira significativa para a ampliação do repertório cultural dos alunos, estimulando a pesquisa sobre movimentos artísticos de relevante contribuição para a cultura brasileira, entre eles, o Movimento Armorial que possui importante destaque na nossa Música. O Festival promoveu o diálogo com outros projetos existentes na escola, iluminando-a com as cores da aprendizagem coletiva, do fazer pedagógico significativo e do trabalho em equipe.


2 comentários:

  1. Consideramos o PIP uma proposta pedagógica que muda a rotina da escola, que motivada pelas ações inovadoras proporciona a vivência de uma escola viva e transformadora.

    ResponderExcluir
  2. Atividades dessa natureza tem contribuído de forma decisiva para o fortalecimento da nossa escola, reforçando práticas que promovem o desenvolvimento integral dos estudantes.

    ResponderExcluir