terça-feira, 24 de outubro de 2017

PIP- Escola Estadual Francisca Alves promove atividade com o tema BULLYING, utilizando a ludicidade como fonte de inspiração.



No dia 11 de Outubro de 2017, a Escola Estadual Professora Francisca Alves, na Cidade De Fernando Pedroza - R/N realizou com os alunos, um trabalho interdisciplinar com a temática BULLYING, onde desde o inicio do ano letivo vem desencadeando uma serie de intervenções na intenção de acabar com as atitudes desrespeitosas na escola entre os educandos e na comunidade enquanto extensão do aprendizado. As intervenções são ações pensadas dentro do Projeto de Inovação Pedagógica – PIP, apresentando resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem.
Dentro da perspectiva do “BULLYING NA ESCOLA: VAMOS DIZER NÃO!”, os professores do 4º e 5º ano do ensino fundamental, desenvolveram um trabalho de leitura prazerosa, fomentando a ideia de que através do estímulo e da ludicidade, incitariam os educandos a refletirem sobre a temática e suas atitudes dentro e fora da instituição escolar. Os educadores organizaram uma sala temática de leitura, caracterizaram-se para deixar o ambiente mais acolhedor, dinâmico e interativo, apresentaram a Estória “Menina Bonita do Laço de Fita” da autora Ana Maria Machado, despertando uma reflexão sobre o respeito às diferenças sejam éticas, raciais, pelo fato de possuir ou não “necessidades especiais”, ou de orientação sexual. Não se pretende discutir complexas questões de identidade, mas o preconceito existente na geração de um povo desde a antiguidade. Através do gênero literatura, os alunos interagiram com o contexto implícito e explicito da estória, dialogando sobre os diversos tipos de preconceitos observados no dia a dia, contextualizando com a realidade vista no decorrer do enredo. Foi utilizado a caixa de histórias e o álbum seriado, como estratégia para chamar atenção. Na medida em que os fatos aconteciam, da caixa sairiam personagens ou objetos contidos na estória. Os alunos eram incentivados pelos professores a questionarem, produzirem textos e apresentando em forma teatral o tema abordado, de acordo com as propostas e objetivos almejados pelo projeto PIP, para o ano de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário