quarta-feira, 9 de agosto de 2017

PIP - Inovar para Transformar, sempre!



A metodologia dialógica e participativa fundamentou no dia 05 de agosto, mais um encontro pedagógico da Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia. Inspirados pelo Tema do Projeto de Inovação Pedagógica da Escola – PIP: ”Inovar Para Transformar”, os educadores de todos os níveis e modalidades de ensino da EEJVRM discutiram, juntamente com a orientadora do Projeto e representante da 12ª DIREC Antônia Zilma, pressupostos para o fortalecimento das ações geradoras de bons resultados. A pauta do encontro fora planejada em encontro prévio realizado pela orientadora juntamente com a equipe pedagógica da escola e a Professora Coordenadora do Projeto Glaucia Bessa.  Temas relacionados ao controle da frequência, indisciplina, estratégias de aprendizagem, planejamento e INOVAÇÃO foram potencializados pelo grupo.
Muitos desafios foram abordados e estratégias para sua superação foram analisadas, entre elas: a efetivação dos planos de intervenção pedagógica; o monitoramento da infrequência, o planejamento sistemático e o registro de atividades significativas fundamentadas no fortalecimento da equipe.Após as discussões, as especificidades foram melhor abordadas em dois grupos de trabalho: 
A equipe dos Anos Iniciais, elaborou atividades estratégicas de aprendizagem colaborativa e a equipe dos Anos Finais avaliou e planejou estratégias para a realização das próximas ações previstas pelo PIP. Iniciativas como essa reforçam a ideia do trabalho colaborativo, a partir do qual os programas e projetos vivenciados na escola devem servir como oportunidades de redimensionamento a fim de complementar, fundamentar e inspirar novas práticas. De acordo com a Coordenadora do PIP, Professora Gláucia Bessa “Esses encontros são sempre muito válidos, pois é através de momentos como esses que nos fortalecemos com ideias, experiências e motivações para que possamos trabalhar de forma mais clara e ampla com nossos alunos. Nosso maior objetivo maior é trazer esses conteúdos de forma interdisciplinar para dentro do seu cotidiano”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário